[voltar]

Filmografia - Pedro Almodóvar

Visceral!

Assistir a um único filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar é o suficiente para perceber o que move sua obra e, por que não dizer, sua vida: a paixão. Seu interesse  pela  sétima  arte  despertou cedo, quando ainda menino. Morando na cidade de Cáceres, tornou-se um espectador assíduo e atento das sessões de cinema. Aos 16 anos mudou-se para Madri, determinado a estudar e seguir o ofício que o tornou consagrado.

Já em seu primeiro longa-metragem Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (1980), Almodóvar alcançou sucesso de público e criou polêmica junto à crítica. Antes de emplacar em definitivo, porém, ele daria provas de sua versatilidade: integrou uma dupla de rock, em que cantava travestido, foi colaborador de uma revista, assinando uma coluna de conselhos sentimentais sob o pseudônimo de Patty Diphusa, publicou histórias em quadrinhos e, em 1982, escreveu o romance Fogo nas entranhas, recheado de pornografia e humor.

A projeção internacional do audacioso cineasta ocorreu em 1988, com Mulheres à beira de um ataque de nervos, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Depois, viriam outras produções ímpares como Ata-me! (1990) e Carne trêmula (2000), incluindo sua obra considerada máxima, Tudo sobre minha mãe (1999), que ganhou o Globo de Ouro, o Oscar de filme estrangeiro e lhe valeu a premiação de melhor direção no Festival de Cannes. Em 2002, ele surpreende de novo com Fale com ela, que recebeu, entre outros prêmios, o Globo de Ouro de filme estrangeiro.

O mais recente de sua filmografia, Má educação, de 2004, foi talvez o que mais gerou controvérsias. A partir do reencontro de dois amigos e das lembranças de sua convivência num internato de padres, vêm à tona fatos, sentimentos e verdades não revelados, de forte impacto psicológico. Como em todos os outros trabalhos do autor, evidenciam-se os elementos que compõem o rico universo remontado a cada filme: cenários tomados de cores extravagantes, figurinos burlescos, personagens excêntricos, situações extraordinárias. Intenso e provocante, Almodóvar se vale dos excessos e da realidade do submundo para abordar temas sensíveis, tocantes a todo ser humano. Seus inúmeros fãs já aguardam ansiosamente a próxima estréia: Volver.